Notícias

Projeto “Transformando Vidas” inicia trabalho com jovens

Iniciativa do Gabinete da Primeira Dama de Bento Gonçalves, em parceria com a Parceiros Voluntários, promove atividades para adolescentes atendidos por programas sociais

 

Aumentar a autoestima de jovens de famílias beneficiadas por programas sociais: essa é a proposta do projeto “Transformando Vidas”. Realizado pelo Gabinete da Primeira Dama da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, com o apoio da Parceiros Voluntários, o programa visa disponibilizar inúmeras atividades para meninos e meninas que completam 15 anos em 2018.

Nesse ano, são 23 adolescentes, sendo 14 meninas e 08 meninos, que participam da iniciativa. Eles passam por diversas etapas ao longo do ano. A primeira ação com o grupo ocorreu no dia 03 de maio. As meninas tiveram a oportunidade de aprender como utilizar a maquiagem de forma correta, de acordo com cada situação. Quem conduziu o encontro foi a maquiadora da Jane Beauty, Natália Bettoni. “Além de podermos divulgar nosso trabalho, nós temos a oportunidade de agregar na vida desses jovens, especialmente nessa fase crucial, onde uma palavra assertiva pode traçar a vida deles”, aponta.

Já para os meninos, o barbeiro da Barbearia JB, Giovani Luis de Oliveira, apresentou formas de se pentear e se arrumar frente a uma entrevista de emprego, especialmente, mas também em diversas outras situações que se apresentam na vida. “Temos que mostrar para eles que cada momento exige uma forma de se apresentar, sem perder as suas características, mas se adequando ao que o mercado exige”, comenta.

Após as explicações em grupos separados, eles se juntaram para ouvir dicas sobre autoconfiança, apresentadas pela profissional voluntária Michele Zanella Cordeiro, do programa Encanto Mulher. No encerramento, todos receberam brindes ofertados pelo projeto.

 

Oportunidades para os jovens

A edição de 2018 é a primeira a contar com meninos de 15 anos, que também passaram a ser beneficiados com a iniciativa. Junto com as meninas, a seleção é feita por meio do Cadastro Único, que elenca adolescentes pertencentes a famílias que são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. As oficinais são semanais. Profissionais voluntários ministram palestras em diferentes áreas até o dia da festa de debutantes, que ainda não tem data definida.

O objetivo do projeto, desde 2017, é de encaminhar os jovens para o programa Jovem Aprendiz, do Senac. “Todas as 14 meninas que estavam no projeto do ano passado estão trabalhando atualmente. Esse ano já temos empresas interessadas em oferecer vagas de emprego. Então, isso mostra o quanto o projeto contribui na vida desses jovens”, esclarece Ana Maria Passaia, assessora da Primeira Dama de Bento, Cynthia Beatriz Pasin, coordenadora do programa.

A formação no Jovem Aprendiz inicia em Junho. Todas as despesas dos adolescentes são cobertas pelo projeto, sejam passagens, lanches e a própria formação. Além da realização do Gabinete da Primeira Dama e do apoio da Parceiros Voluntários, existem diversas empresas que colaboram com a iniciativa, fornecendo lanches, profissionais ou qualquer outro tipo de suporte.

Para mais informações sobre o projeto “Transformando Vidas”, é possível entrar em contato com o Gabinete da Primeira Dama pelo fone (54) 9 9143-8662 ou pelo e-mail primeiradama@bentogoncalves.rs.gov.br. A Parceiros Voluntários também dispõe de informações, que podem ser conferidas na página do Facebook da ONG.