Notícias

Projeto Tribos, da Parceiros Voluntários, conscientiza sobre o reflorestamento

 

Com a premissa de ajudar a sociedade a seguir o caminho das boas iniciativas, a Parceiros Voluntários, por meio do programa “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, promoveu uma ação de conscientização para reflorestamento de árvores frutíferas com alunos da escola Félix Faccenda. Estudantes e professores da instituição passaram nas casas do bairro Municipal, em Bento Gonçalves, para conscientizar os moradores sobre a importância de plantar árvores no dia 04 de maio.

Sem esquecer de avisar que se deve plantar as mudar em locais permitidos, de fácil acesso e longe de fios da rede elétrica, o grupo percorreu o bairro propagando os cuidados necessários com o meio ambiente. “Hoje eles serão os semeadores da causa”, aponta Angélica Somenzi, coordenadora da Parceiros Voluntários do CIC-BG.

A professora de educação infantil e ensino fundamental da escola, Alcione Custódio Farias, comenta que a ideia surgiu a partir de um livro trabalhado em sala de aula, chamado “Presente especial”, que aborda a questão do descarte indevido do lixo e o aproveitamento para o plantio. “Diante disso, a escola teve a ideia de realizar o projeto, no qual os alunos plantaram mudinhas dentro de recipientes e entregaram para a população. Aliado a isso, foi incentivado uma conversa que explicasse o dever de cada um de cuidar do meio ambiente, não jogando lixo nas ruas e nos rios”, conta a professora.

 

Sobre a iniciativa

O projeto “Tribos nas Trilhas da Cidadania” é uma mobilização para jovens que busca estimular e desenvolver a cultura do voluntariado no Rio Grande do Sul. A iniciativa é destinada a alunos das escolas de Ensino Fundamental e/ou Médio do estado. Também podem participar familiares e membros da comunidade onde as escolas estão inseridas. Após a formação da tribo, o grupo escolhe uma das trilhas existentes no projeto - Meio Ambiente, Cultura e Educação para a Paz - e realiza, no mínimo, quatro ações voluntárias em suas comunidades. A iniciativa faz parte dos programas da Parceiros Voluntários estadual, ou seja, está também dentro das ações do CIC-BG. Para mais informações, é possível entrar em contato com a Parceiros BG pelo fone 2105.1999.