Notícias

Projetos do Consepro de Bento Gonçalves são contemplados com quase R$ 40 mil

Juiz de Direito da VEC, Gérson Martins da Silva, e presidente do Consepro de Bento Gonçalves, Elton Gialdi Crédito: Divulgação

Ações que resultam em melhores condições para a segurança pública provêm de recursos liberados pela Vara de Execuções Criminais da comarca de Garibaldi

As alianças que o Conselho Municipal de Segurança Pública de Bento Gonçalves vêm firmando com diversos parceiros continuam resultando na conquista de importantes benefícios coletivos. Dessa vez, o auxílio veio sob a forma de aprovação de quatro projetos encaminhados pelo CONSEPRO, atendendo a demandas apresentadas pela SUSEPE, que responde pela segurança do presídio regional de Bento Gonçalves. As solicitações foram contempladas com recursos de R$ 38,1 mil através da Vara de Execuções Criminais (VEC) da comarca de Garibaldi. A verba será utilizada na aquisição de carabinas, rádios-comunicadores e drone, além de habilitação de agentes para conduzir viatura-cela.

Como a cidade vizinha não tem serviço de carceragem, mas os presos por Garibaldi acabam sendo conduzidos ao Presídio Estadual de Bento Gonçalves, a Comissão Mista – responsável por deliberar sobre o destino dos valores e examinar os projetos de entidades habilitadas – tem sido solidária no atendimento das necessidades de melhoria em segurança para a casa prisional, com a aprovação de projetos direcionados tanto a agentes prisionais quanto aos apenados.

Os recursos são oriundos de multas e prestações pecuniárias impostas como transação de pena (nos casos de infração de menor potencial ofensivo) ou como condição de suspensão de processos criminais. “Reputamos importante que os valores decorrentes das penas pecuniárias sirvam para atender aos interesses da comunidade local, dentre eles o de segurança pública”, comenta o juiz de Direito da VEC, Gérson Martins da Silva, lembrando que projetos de escolas, hospitais, bombeiros e outras entidades também recebem valores.

Para o presidente do Consepro, Elton Gialdi, posturas como a do juiz denotam uma preocupação comunitária com os problemas da região e inserem o Poder Judiciário como ente transformador na sociedade para além de sua instância como Justiça. “O juiz Gérson tem se mostrado muito solícito diante de nossas reivindicações, nos ajudando até onde ele pode com as questões do presídio. A atuação dele é muito positiva em reinvestir em nossa região as verbas que foram arrecadadas com as penas alternativas, o que serve de exemplo para todos”, comenta.