Notícias

Situação de empresário alerta para golpe de estelionato na região

A situação pela qual um empresário da área da construção civil está passando após ter seus dados cadastrais roubados expõe para um golpe de estelionato aplicado na região. Criminosos se passando por ele ou utilizando o nome de sua empresa estão realizando compras em lojas de materiais de construção indevidamente. O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) solicita a esses empreendimentos que ampliem a checagem de dados a fim de se precaverem para não cair no golpe.

Os crimes começaram há cerca de um ano em estabelecimentos de Bento Gonçalves e Garibaldi. Depois de um período sem realizar compras, os estelionatários voltaram a atuar em municípios vizinhos, adquirindo principalmente material elétrico e tintas em lojas de Carlos Barbosa, Pinto Bandeira, Veranópolis, Guaporé, Nova Prata e Antônio Prado. As compras são, em média, de R$ 5 mil a R$ 8 mil.

As informações são do portal Leouve, que também divulgou a forma de atuação dos criminosos. Além da criação de um e-mail no qual usam o nome da construtora e a mesma logotipia da empresa, eles utilizam o aplicativo WhatsApp para encomendar os materiais e negociam um prazo de pagamento de sete dias. O empresário lesado só toma conhecimento do golpe quando recebe aviso de protesto por falta de pagamento das compras que nunca realizou.