Notícias

Vinícola Salton brinda 110 anos de história em 2020

Vinícola Salton brinda 110 anos de história em 2020

A Salton chega acelerada aos 110 anos. Com crescimento de 70% na última década, a vinícola de Bento Gonçalves celebra seu aniversário marcada pela expansão da viticultura de precisão, ampliação do portfólio de produtos, consolidação da liderança na venda de espumantes e desbravamento do mercado externo.

A marca que lidera o mercado nacional de espumantes há 15 anos chegou ao posto de número 1 entre as marcas de vinhos mais reconhecidas no Brasil em 2019 (segundo a WineIntelligence, pesquisa Global Wine Brand Power), entre nacionais e estrangeiras, e conquistou destaque no renomado concurso francês Effervescents Du Monde – ano em que também inaugurou sua Enoteca, em São Paulo, espaço onde recebe clientes para experiências em torno do vinho.

Aos investimentos em tecnologia de produção, iniciados ainda na década de 1980, a vinícola vem buscando o aprimoramento nas áreas de viticultura e enologia, com a colaboração de consultorias estrangeiras; o pioneirismo nos vinhos finos com a linha Classic, de 1999; a introdução do prosecco no Brasil e dos primeiros tintos nobres de padrão internacional, como o Salton Talento, a partir de 2004; a rastreabilidade da matéria-prima e o cultivo de vinhedos próprios na região da Campanha; e a profissionalização da empresa, comandada hoje pela quarta geração à frente da companhia, que tem a missão de inserir a Salton entre os maiores expoentes da vitivinicultura do Novo Mundo.

Nessa trajetória intensa, iniciada por Paulo Salton e irmãos em 1910, evidenciam-se episódios que demostram resiliência e capacidade de inovação. Uma saga empreendedora intrinsecamente ligada à história do vinho no país. “Ao longo desses 110 anos, principalmente na última década, passamos a olhar para o processo de forma mais especializada”, diz Maurício Salton, diretor-presidente da Salton. “Redefinimos padrões técnicos para nossas parcerias, modernizamos estruturas, qualificamos fortemente nossa gestão e o principal: buscamos diariamente fazer a diferença na vida das mais de 1,5 mil pessoas que, de alguma forma, estão diretamente envolvidas com a Salton, seja promovendo o seu desenvolvimento ou apoiando em diversas iniciativas sociais”, acrescenta.

A empresa encerrou 2019 com 36,8 milhões de garrafas vendidas e um crescimento de 17,5% no faturamento em relação ao ano anterior. É líder de vendas de espumantes nacionais com 33% de marketshare, segundo dados da Nielsen. Os espumantes representam 41% de sua receita, seguidos dos destilados, com 24%, vinhos, com 22%, e não-alcoólicos, com 13%. Desde 2017, contando com uma equipe local nos EUA, as exportações crescem continuamente. No ano passado foram embarcadas cerca de 800 mil garrafas para 25 países.

A sede da Vinícola Salton fica na Rua Mario Salton, 300, no Distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves. Mais informações pelo telefone (54) 2105-1000.