Notícias

Wine South America – Edição Digital ocorre em maio

Wine South America – Edição Digital ocorre em maio

Após um ano repleto de índices positivos, o desafio do setor vitivinícola do Brasil em 2021 é manter o mercado aquecido apesar das incertezas econômicas do país. Para discutir esse cenário e oportunizar novos negócios, os projetos Wine Summit e Wine Connection ocorrem nos dias 12 e 13 de maio.

Ambos encontros serão realizados em versão digital e buscam repetir a ampla adesão e engajamento do setor, que já compareceu virtualmente na primeira Wine South America – Edição Digital realizada em novembro de 2020.

 

Wine Summit – 2ª edição

A iniciativa fortalece a promoção do vinho brasileiro por meio do compartilhamento e da geração de conteúdos ligados ao setor. A segunda edição do evento vai abordar, no primeiro dia, o panorama do mercado de vinhos do Brasil, com dados do primeiro trimestre. "Esse tipo de iniciativa é muito importante para levar informação para a indústria. Com informação, o setor fica mais seguro para tomar decisões", acredita Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting.

No segundo dia, a Associação Brasileira de Sommelier (ABS/RS) vai conduzir uma degustação dos principais rótulos de vinhos das Indicações Geográficas de Vinhos do Brasil: Campanha Gaúcha, Altos Montes, Farroupilha, Pinto Bandeira, Vales da Uva Goethe e Vale dos Vinhedos (D.O). A Evino vai comercializar esses vinhos (kit Wine Summit), possibilitando que o consumidor final possa degustar no mesmo momento, durante transmissão online ao vivo.

O Wine Summit é promovido juntamente com as entidades setoriais Uvibra, Sindivinho, Fecovinho e Agavi, através da Uvibra-Consevitis-RS - conselho formado por entidades do setor do vinho, atrelado à União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

 

Wine Connection: Rodadas de Negócios Virtuais, Degustações Reais

A plataforma digital permite que compradores das principais redes importadoras, distribuidoras, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho se conectem virtualmente com os principais produtores de vinhos do Brasil e possam vivenciar experiências reais de degustações dos rótulos em casa.

O projeto é realizado em parceria com o Sebrae/RS. A segunda edição reunirá 30 compradores de vinhos do Brasil e 30 micro e pequenas vitivinícolas do Rio Grande do Sul.

A analista de articulação de projetos do Sebrae Serra Gaúcha, Angélica Brandalise, destaca que na primeira edição do evento foram realizadas mais de 260 reuniões virtuais entre as vinícolas e os compradores de todo o país. "Mesmo com este cenário de pandemia e distanciamento social, a possibilidade de realizar as rodadas no formato online e promover a degustação dos produtos pelos compradores é um grande diferencial do evento.

A avaliação da primeira edição foi extremamente positiva, tanto pelo perfil dos compradores e também pelas vinícolas que apresentaram seu portfólio de produtos. A maioria das vinícolas participantes foi de pequeno porte e muitas marcas, até então, os compradores não conheciam. Elas puderam ser apresentadas e muitos negócios foram fechados já durante as rodadas", conta.