Notícias

Aproveitar oportunidades é estratégico para sucessão e novas empresas familiares

Inova Bento trouxe case da Master Power Turbo, de São Marcos

 

Os primos Isabella e Gustavo Borghetti, ela gerente de fábrica e ele gestor administrativo e comercial da empresa Master Power Turbo, de São Marcos, contaram como a inovação pode – e deve – estar inserida na rotina de uma empresa familiar, contribuindo para o sucesso e, sobretudo, expansão dos negócios. Eles foram os convidados para o bate-papo do Inova Bento realizado na manhã de 23 de maio.

"É necessário aproveitar oportunidades, vislumbrar a aplicação de projetos e a possibilidade de bons negócios, além de ter posições firmes e bom entrosamento, entre os de casa, para que um empreendimento familiar se mantenha ativo", destacaram ao contar o próprio case de sucessão no gerenciamento dos negócios e como as mudanças são processadas neste meio.

Fundada em 1966 por Nelson Borghetti, falecido em 2008, a Master Power, especializada em tecnologia em turbos para as linhas automotiva, industrial e marítima, passou para a gestão de seus filhos, Ricardo e Eduardo, e, atualmente, tem a terceira geração chegando à administração dos negócios, com Isabella e Gustavo. Foi por iniciativa dos filhos do fundador que se deu a criação da Nelson Metals, empresa paralela para produção de peças usadas nos compressores da Master Power.

Mais recentemente, por iniciativa de Isabella e Gustavo, com apoio dos país, a empresa se lançou num processo de modernização. Foi uma exigência das condições que se vislumbra para o mercado, com a utilização cada vez menor dos motores a combustão. "Nossa reflexão era: 'quando chegar este momento, vamos fazer o que, fechar as portas?' Foi quando iniciamos a pesquisar processos de gaseificação e eletrificação dos motores. Isso nos levou a adotar novos processos, inclusive criando a BoomaTech, lançada em 2019 no formato de startup", contou ela.

Como foram enfrentadas dificuldades nos experimentos iniciais de uso do gás e da eletricidade, as pesquisas se voltaram ao grafeno, um derivado do grafite que, hoje, se mostra como futuro carro-chefe de vendas da holding que está se estruturando em torno da Master Power. "Para isso nos cercamos de assessorias externas, contratamos especialistas e modernizamos nossos quadros. Claro que isso exigiu sacrifícios, mas felizmente tivemos o apoio dentro de casa", completou Gustavo.

A criação de novas empresas dentro de uma organização já estabelecida deve ser planejada ao extremo, com análises profundas sobre o mercado e perspectivas futuras de negócios. "Não abandonamos os projetos de energias alternativas, mas hoje temos desenvolvidos mais de 30 tipos de grafeno, com produção de cerca de 500 quilos por mês para as mais diferentes aplicações, inclusive nanotecnologia e ligas para a produção dos turbocompressores, que é a nossa atividade inicial e principal produto de mercado, estando em 48 países e líder de vendas no Brasil", contaram.