Bento Gonçalves agradece Minas Gerais por ajuda durante crise climática
CIC-BG integrou comitiva municipal recebida pelo governador Romeu Zema
No esforço coletivo que uniu o país no socorro às vítimas da catástrofe ambiental do Rio Grande do Sul, Minas Gerais despontou como um dos Estados mais solidários, especialmente para Bento Gonçalves. A ajuda humanitária enviada à cidade em maio, com a presença de bombeiros e geólogos, levou uma comitiva do município, integrada pelo presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Lazzari, a viajar para Minas Gerais a fim de agradecer o auxílio recebido num momento de desespero e apreensão.
Juntamente com o prefeito, Diogo Siqueira, e com o Secretário-geral de Governo Marcio Possamai, Lazzari participou do encontro com o governador do Estado, Romeu Zema, na tarde de terça-feira, dia 3, no Palácio Tiradentes. "A ajuda de Minas Gerais foi fundamental para que a tragédia não tomasse proporções ainda maiores. Seremos eternamente gratos a esse gesto humano. Os mineiros mandaram os primeiros bombeiros e geólogos a Bento", lembrou Lazzari.
Os profissionais tiveram grande relevância no auxílio ao resgate das mais de 1 mil vítimas que ficaram ilhadas, especialmente nas regiões de Faria Lemos e Vale do Rio das Antas, e no monitoramento dos mais de 250 deslizamentos e desmoronamentos que ocorreram no município. A reunião com o governador também teve a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, do tenente-coronel Carlos Aleixo, da Defesa Civil de Minas Gerais, e da presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Renault. Após, a comitiva também visitou o presidente do CREA-MG, Marcos Gervásio.
Na quarta-feira, o grupo manteve mais duas agendas. A primeira parada foi no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em encontro com o tenente-coronel Giderson Martins das Neves, o major Heitor Aguiar Mendonça e militares do Batalhão de Emergência Ambientais e Resposta a Desastres e do Comando Especializado de Bombeiros. A viagem em agradecimento à ajuda dos mineiros se encerrou na empresa Vale, onde a comitiva visitou uma mineração. "A Vale disponibilizou ao município um equipamento de R$ 1,5 milhão para acompanhar o movimento do solo", disse Lazzari, que também representou, durante toda a agenda, o movimento Unidos por Bento – retomado para auxiliar na reconstrução do interior com o esforço de quase 20 entidades e da Sicredi Serrana.
Além da proposta de agradecimento, a visita teve o objetivo de conhecer ações e experiências de Minas Gerais na prevenção e na atuação de catástrofes climáticas. "Viemos buscar as experiências e a troca de conhecimentos com as equipes do CREA, da Vale, da Defesa Civil e dos Bombeiros de Minas Gerais e implantar ações em nossa cidade. Entendemos que esse momento de troca de ideias pode auxiliar no cuidado com nossa população", disse o prefeito.