Notícias

CIC-BG apresenta demandas a Luis Carlos Heinze

CIC-BG apresenta demandas a Luis Carlos Heinze

Candidato a governador falou de suas propostas para empresários na entidade

O senador Luis Carlos Heinze (PP) visitou o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) pela primeira vez como candidato a governador do Rio Grande do Sul na noite de 24 de agosto. Na oportunidade, o CIC-BG disponibilizou sua estrutura para contribuir com a sociedade e abrir espaço para a manifestação de ideias que encontrem ecos nos anseios dos diversos segmentos econômicos gaúchos. "Somos defensores da proposição de um debate construtivo, da explanação de ideais que tragam maior arrecadação ao Estado sem aumento de impostos", disse a presidente da entidade, Marijane Paese.

Ao mesmo tempo em que Heinze aproveitou para abordar suas propostas para o Estado caso venha a ser eleito, ele recebeu uma lista de demandas elaborada pela entidade. Durante sua conversa com empresários, Heinze mencionou a situação fiscal do Estado. Disse que o Rio Grande do Sul tem uma dívida de cerca de R$ 13 bilhões que precisa ser paga entre 2023 e 2026. "Desde 2019, não foi pago nada à União por causa de uma liminar. Nós vamos discutir a dívida com União. Quero reunir São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e a prefeitura da cidade de São Paulo, que são os maiores devedores, para conversar com o próximo presidente sobre valores pagáveis", disse.

Heinze citou algumas das principais ideias de seu plano para governar o Estado. Na educação, disse que quer recuperar as escolas e oferecer atividades esportivas ou culturais no turno inverso ao das aulas. O candidato também quer aumentar a qualidade da mão e obra gaúcha, aproximando os jovens do Sistema S. "Vamos fazer convênios para treinar mão de obra", anunciou. Para oferecer mais inovação e tecnologia aos negócios, Heinze pretende criar parques tecnológicos em todas universidades comunitárias do Estado, aos moldes do TecnoPUC, conectando as pessoas da academia a entidades e federações setoriais.

Seus planos para saúde incluem, entre outros tópicos, uma unidade de controle sobre os exames de pacientes. "Nós vamos implantar um prontuário digital, há tecnologia para isso", reforçou, salientando a implantação da telemedicina como outra ideia de seu governo, como forma de desafogar hospitais e postos de saúde. "Tem coisas não custam tanto dinheiro, basta boa vontade e gestão".

Em outra área de interesse da sociedade, a segurança pública, o candidato pretende chamar os policiais militares da reserva para que voltem aos quartéis a fim de liberar mais brigadianos para o policiamento ostensivo. E também conta com o diálogo e parcerias com municípios para colocar mais policiamento nas ruas. "Queremos acertar com os prefeitos o pagamento de uma hora-extra, que é 30% a mais, para colocar de 3 a 4 mil brigadianos nas ruas", disse.

Após a explanação, Heinze recebeu uma carta entregue por Marijane com demandas para alavancar o desenvolvimento regional. Entre elas estão bandeiras que fazem parte da atual gestão do CIC-BG, como o incentivo à qualificação profissional – um dos grandes gargalos da indústria – e o apoio à inovação. Além disso, a carta solicita a retirada de produtos hoje presentes no sistema de substituição tributária, a fim de promover mais competitividade às indústrias e, ao mesmo tempo, ajudar a desonerá-las.

Estão ainda listados no texto, ainda, melhorias de infraestrutura no interior e no aeródromo do município, estímulo ao turismo e a projetos esportivos e culturais, além de um sistema educacional que busque uma formação mais profissionalizante.

A visita de Heinze ao CIC-BG foi a segunda de um candidato ao Piratini em menos de uma semana. Na sexta-feira passada, o candidato Onyx Lorenzoni (PL) também esteve na instituição para falar de suas ideias para o Rio Grande do Sul. As eleições gerais estão marcadas para o dia 2 de outubro. Os eleitores terão de votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Em caso de segundo turno, as eleições voltam a ocorrer no dia 30 de outubro.