Notícias

Colégio Medianeira promove o ensino e forma pessoas comprometidas com a cidadania

A proposta pedagógica do Medianeira é baseada na identidade e diretrizes das Escolas Scalabrinianas, com ênfase aos valores cristãos de acolhida, itinerância, comunhão na diversidade, esperança e solidariedade

Desde o dia 9 de fevereiro de 1915 funciona, em Bento Gonçalves, o Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira, popularmente chamado de Escola Medianeira, de propriedade da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, que tem como missão prestar assistência aos migrantes, em todas as suas dimensões. O fundador da congregação é o beato João Batista Scalabrini, denominado “Pai dos Migrantes”.

Localizado na Rua General Osório, 110, o Colégio Scalabriniano é administrado, atualmente, pela Irmã Isaura Paviani, assessorada pelo Comitê Central, Administrativo e Pedagógico. Tem amplas estruturas físicas, melhoradas com a inauguração, dia 1º de junho, de um novo espaço para a Educação Infantil. “É uma área para as crianças brincarem, aprenderem e serem felizes, um ambiente rico em recursos de aprendizagens inovadoras e acolhedoras”, dizem Sandra Franzolozo e Nádia Paris, respectivamente Coordenadora Administrativa e Coordenadora de Tecnologia Educacional.

Segundo elas, a importância da inauguração do novo prédio se acentua tendo em vista a celebração do Ano Scalabriniano, 25 anos de beatificação do fundador da congregação, João Batista Scalabrini, atualmente, declarado “santo” pelo Papa Francisco.

O Colégio Medianeira atende estudantes nos três níveis de ensino: Educação Infantil - Berçário, a partir dos quatro meses e até o Pré III, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação em Contraturno. Com foco nas necessidades e demandas da comunidade, tem aproximadamente 900 alunos atendidos por 52 professores e 29 funcionários, e conta com a colaboração da Associação de Pais e Mestres (APM), órgão de apoio do colégio, que tem como presidente o casal Leandro Masutti Vieira e Alini Pegoraro Vieira.

 A proposta pedagógica do Medianeira é baseada na identidade e diretrizes das Escolas Scalabrinianas Integradas (Rede ESI), com ênfase aos valores cristãos de acolhida, itinerância, comunhão na diversidade, esperança e solidariedade, em todas as dimensões do ser humano e o seu fazer pedagógico. A missão é: “Promover uma educação de excelência em sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania”. E tem como visão: “Ser referência em educação na acolhida personalizada”.

A atuação está focada nas inovações, como resposta ao legado do fundador, e tem olhar atento aos alunos, no empenho de sua formação integral e nas demandas da sociedade atual. “Agilizar processos, aproximar pessoas e produzir conhecimento, mas sobretudo, vivenciar os valores é o que caracteriza o processo de ensino e aprendizagem do Medianeira”. O colégio possui convenio com o Sistema Positivo de Ensino, com recursos didáticos e digitais atualizados, para despertar o protagonismo do aluno.

Dispõe também de recursos tecnológicos, laboratórios de aprendizagens, psicomotricidade relacional, matemática, leitura, multissensorial, inteligência emocional, missão smart e programação tecnológica Inventura. O currículo é implementado com projetos como “Educação em valores”, “Migrações: acolher e amar o diferente”, “Colégio e Família compartilhando responsabilidades”, “Mundo da Leitura - Literatura em Movimento”, “Educação financeira”, “Liderança”, “Sou gaúcho com orgulho”, “Aprendizagem por Investigação Científica”, e “Sustentabilidade: Você faz a diferença”. Este último, premiado pelo Sindicato do Ensino Privado (Sinepe).

A proposta pedagógica, de acordo com Sandra Franzolozo e Nádia Paris, concebe o ser humano como ser criado à imagem e semelhança de Deus, indiviso em sua totalidade, compreendido em sua multidimensionalidade, e com diferentes estilos de aprendizagem. “O processo educativo está centrado na pessoa e tem como referencial Jesus Cristo, e o carisma de João Batista Scalabrini, de onde emanam os princípios de acolhida, itinerância, comunhão na diversidade, esperança, solidariedade, universalidade e consciência ecológica”, explicam.

Em decorrência de seus princípios, a educação, no Colégio Medianeira, busca diferentes alternativas que ajudam as pessoas a aprender, viver, conviver, ser, e criar um mundo de paz, harmonia, solidariedade e compaixão. Através do Plano Estratégico e Projeto Político Pedagógico, o colégio desenvolve processos e estabelece metas e indicadores de desempenho. A finalidade é atender às demandas atuais da legislação, em consonância com a Base Nacional Curricular Comum.

Programas desenvolvidos no Colégio Medianeira:

OPEE - Empreendedorismo e Projeto de vida, que privilegia a formação cidadã. O foco é formar pessoas com valores sólidos, que pensem, sintam e ajam de forma consistente para transformar a sociedade em busca do bem comum. A metodologia de “Orientação profissional, empregabilidade e empreendedorismo” contribui para a formação de valores, do autoconhecimento, da inteligência emocional, da educação financeira e escolha acertada da profissão.

PENSE + STEAM – Sala equipada com ferramentas didáticas para exercitar o pensamento matemático e engenharias, em um nível mais elevado de pensamento lógico com enfoques de mundo.

PES - Positivo English Solution, solução educacional que desenvolve as habilidades necessárias para os alunos se tornarem bilíngues, tornando-os aptos a serem fluentes nas quatro habilidades dó idioma inglês (compreensão, fala, leitura e escrita). O objetivo é atingir a proficiência do idioma e a certificação internacional de Cambridge.

JOGOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO -  Programa aplicado com metodologia que desenvolve a competência de agir, aprender, tomar decisões desde cedo, resolver problemas e lidar com os desafios da vida.

O LEGO EDUCACION – Programa aplicado na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, visa a despertar nas crianças, através do jogo, a curiosidade e o aprender em equipe.

MESAS MULTISSENSORIAIS – Usa tecnologia e interatividade, animações, vídeos, recursos sonoros e realidade aumentada, o que favorece a aprendizagem. Tudo isso é oferecido pelas mesas, num ambiente estimulante aos alunos.

INVENTURA - A era digital trouxe novos recursos e desafios para a educação. O Inventura é o primeiro programa de educação 4.0 do Brasil. Para realizar as atividades referentes a esse programa, os alunos fazem uso do Microbit.

OFICINAS - São também oportunizadas atividades extraclasse em forma de Oficinas que implementam o currículo básico.  Esportes: futebol, vôlei, basquete, capoeira e ju-jutsu. Little Kichers,  xadrez, música, flauta doce, coro, teatro, desenho, pintura e culinária para crianças.

 

Filosofia de trabalho:

A história da humanidade é a história dos movimentos migratórios. O Colégio Scalabriniano Medianeira, como instituição católica, foi um marco na história de Bento Gonçalves e região, pelo seu carisma, pela filosofia e compromisso com o homem migrante.

A ação educativa na escola se alicerça nos princípios de humanismo cristão, do carisma Scalabriniano, das contribuições da ciência e da tecnologia, estando em consonância com a legislação vigente e comprometida com a formação integral do ser humano, a equidade social e o cuidado para com toda as formas de vida do planeta.

 

IMPORTANTE

No Colégio Scalabriniano Medianeira o aluno encontra qualidade no ensino e no material didático do Sistema de Ensino Positivo e ESI English – Positivo Englis Solution, além de professores com experiência em gestão de sala de aula. Tudo é pensado de forma integrada, desde a Educação Infantil (a partir dos quatro meses) até o Ensino Médio, com foco no protagonismo do aluno, que busca potencializar o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes.

A tradição no ensino está aliada à inovação, com ambientes modernos e tecnológicos, despertando no aluno o desejo de aprender e compreender o mundo, promover uma educação inovadora e de excelência, com ênfase à formação do cidadão, fundamentada nos valores scalabrinianos. O objetivo é formar pessoas comprometidas com a cidadania, inseridas em ecossistemas de inovação e de promoção da vida, que contribuam na transformação do mundo.

A metodologia proposta, pela rede Scalabriniana de ensino, tem por base desenvolver o pensamento crítico, ético, justo, de respeito, de acolher o diferente, que ultrapassa o cognitivo e se fundamenta em valores e na construção de seu projeto de vida.