Notícias

Controlar o estresse é fundamental para agir com profissionalismo

Aline Zan, diretora da Dale Carnegie Bento Gonçalves, palestrou nesta terça-feira no Inova Bento

 

No afã de ajudar a quem precisa, é necessário controlar os ímpetos emocionais e não esquecer de utilizar a razão. "Nós não temos como ajudar o próximo se a gente não estiver se cuidando", disse Aline Zan, diretora da Dale Carnegie Bento Gonçalves, convidada do Inova Bento para abordar o tema "Gerenciar o estresse: cultivando uma mentalidade proativa" na manhã de terça-feira (21).

Situações como as que o Rio Grande do Sul vivencia neste momento, de extrema urgência na oferta de proteção à vida das pessoas atingidas pelas enchentes, costumam exigir demais de quem está ajudando. E também despertam autocobranças para se fazer ainda mais. "Existem muitas formas de ajudar, então não podemos nos comparar com o que o outro fez", comentou Aline.

É comum, portanto, esses ambientes causarem alto nível de estresse. "Precisamos colocar o estresse numa perspectiva adequada, então tem que manter a estabilidade emocional, minimizar os efeitos danosos e nos conectar com nosso melhor para ser uma voz de lucidez e sermos os profissionais que o momento pede", disse. Com esse autoconhecimento, é possível manter o equilíbrio em situações assim, o que é importante para a proatividade. De acordo com Aline, quando aparece o desequilíbrio também há tendência de se manifestar o lado antiprofissional. Nesse caso, a pessoa se predispõe ao enfrentamento, sendo arrogante e prepotente. Também pode revelar amadorismo, quando fica inerte diante de uma situação ruim, que serve de muleta para não agir.

A especialista compartilhou algumas dicas para controlar o estresse e evitar comportamentos assim. Entre elas, sugeriu responder a quatro perguntas (qual o problema, quais as causas do problema, quais as possíveis soluções e qual a melhor solução possível).  Ainda, falou que se manter ativo, cooperar com o inevitável, decidir quanta ansiedade uma situação merece, preencher a mente com pensamentos de paz, coragem, saúde e esperança e contar com a ingratidão ajudam a lidar com o estresse. "Pode ser que você tenha que mudar algum comportamento, isso é natural, e você passa a olhar os benefícios que você pode levar para quem está perto de ti", observou. Fazem parte das dicas, ainda, dedicar um tempo à espiritualidade e ao descanso, valorizar suas bênçãos e não seus problemas e agir da melhor forma, sem esquecer de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos. "Cuidem de vocês", orientou.

Momentos de crise como essa também representam grandes oportunidades, disse Aline. "É uma oportunidade de rever a sua vida, de rever os processos da sua empresa, de como tu acolhes o teu funcionário, de quantos feedbacks você está dando, de olhar se os líderes estão preparados para gerir melhor a equipe nesse momento, de olhar mais para o seu cliente e para sua família", disse.

A palestra ainda serviu para arrecadar donativos às famílias gaúchas atingidas pelas fortes chuvas que assolaram o Estado.