Notícias

Feiras de negócio são estratégicas para a economia local

Marijane Paese, presidente do CIC-BG, entidade promotora da 31ª ExpoBento e 18ª Fenavinho

 

Bento Gonçalves tem incontestável perfil empreendedor: a cidade tem um CNPJ para cada seis habitantes – ou seja, são quase 21 mil empresas locais, rendendo ao município PIB per capita em crescimento e a 13º posição no ranking do Estado. Desse total, 75% são relacionadas aos setores do comércio e prestação de serviços.

Esses números são produto de uma série de movimentos permanentes de incentivo e fomento à economia local – exemplo disso foi a criação da ExpoBento, em 1990, promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, e que chega a sua 31ª edição em 2023 consolidada com a maior feira de compras e entretenimento do país. A Feira atinge quase 300.000 visitantes e movimenta mais de 40 milhões de reais.

Realizar um encontro como a ExpoBento, em um momento que enfrentamos desafios e buscamos soluções para impulsionar nossas economias é ferramenta poderosa e estratégica para o crescimento sustentável. A feira reunirá cerca de 500 marcas expositoras, sendo 95% delas de origem gaúcha. As empresas da Serra respondem por 60% dessa participação, valorizando o potencial e incentivando o desenvolvimento dos negócios.

Isso porque as feiras são centros de conhecimento, inovação e, cada vez, redutos de experiência para os visitantes. Atenta a essa tendência, em 2019 a ExpoBento inovou ao combinar sua realização com a Festa Nacional do Vinho, agregando os atrativos da enogastronomia e valorização cultural à grade de programação já consagrada da feira. A Fenavinho tem 75% de seus expositores composto por empresas locais, de Bento Gonçalves.

Ao expor seus produtos e serviços em um evento desse porte, as empresas têm a chance de alcançar público amplo e diversificado, aumentando o reconhecimento da marca e gerando potenciais clientes interessados em suas ofertas. A visibilidade é um dos principais motores do desenvolvimento econômico, impulsionando o crescimento das empresas e estimulando a concorrência saudável.

Ao encampar a realização da feira e da festa, o CIC-BG fortalece a economia regional, gerando negócios, empregos, estimulando o comércio e impulsionando o turismo. Suas programações atraem visitantes de outras cidades, estados e até mesmo países, movimentando todo o trade. O impacto direto de uma feira na economia local é notório, engrandecendo a comunidade e projetando Bento Gonçalves perante a microrregião, estado e país.