Notícias

Inova Bento destaca oportunidades a empresas que praticam o ESG

Palestra nesta terça-feira reuniu CEO e gestor de Novos Negócios e Inovação da Doctor Service

 

A prática das responsabilidades ambiental e social e de governança corporativa, conhecidas pela sigla ESG, é um caminho sem volta para as empresas. Mas a sua implantação precisa estar conectada ao modelo de negócio, à estratégia da organização e às diferentes partes interessadas a fim de fazer do movimento um diferencial competitivo para as empresas.

Por isso, sua implantação precisa ser mais uma inspiração do que uma pressão da sociedade, disse o professor e CEO da Doctor Service, Jeferson Monticelli, em palestra nesta terça-feira (12), no Inova Bento.  "Isso precisa estar imbuído no propósito de vocês", disse, ao demarcar isso com estratégia para ser implementada.

Nesse sentido, também afirmou que é preciso entender o momento da empresa. "Talvez não seja a sua prioridade, e isso é compreensível. Às vezes a gente está com uma preocupação com a sustentabilidade e problema financeiro na empresa e quer discutir ESG", exemplificou. Além disso, Monticelli abordou a necessidade de ter estratégias tangíveis, a fim de mensurar os objetivos, e construir liderança diversa, com pessoas de diferentes gêneros, perfis e personalidades de áreas diferentes da empresa.

O ESG prevê ações sustentáveis como gerenciamento de resíduos e efluentes, estímulo à economia circular e a promoção do uso de energias renováveis, ao mesmo tempo em que o pilar social promove a inclusão e a diversidade, o respeito aos direitos humanos e o apoio a comunidades, tudo isso inrterligado à governança, com atitudes de promoção de boas práticas, ter um conselho independente e garantir a gestão de riscos. Como benefícios dessas práticas, as empresas ganham impulso para a excelência operacional, para a inovação, para o pensamento integrado, além de apresentarem respostas a um mundo em transformação e de gerarem novos modelo de impacto social. "A questão não é mais o que deve ser feito, mas sim como, quando e com que intensidade. A ideia é como vocês podem utilizar essas práticas para conseguir potencializar o negócio de vocês", disse Monticelli.

Nesse caso, os benefícios são para qualquer tipo de empresa, não importando seu tamanho. As pequenas empresas, por exemplo, conquistam geração de valor. "O mercado reconhece essa preocupação", ressaltou. Isso, segundo ele, pode trazer mais dividendos, como redução de custos com os fornecedores e de forma operacional, utilizando energia renovável, por exemplo, e até mesmos o desenvolvimento de soluções, já que há uma aproximação com toda cadeia. Também um dos palestrantes, o gestor de Novos Negócios e Inovação na Doctor Service, Filipe Lopes, trouxe mais um elemento oportuno. "O pequeno e o médio, diferente do grande, faz um movimento muito menor e muito mais rápido. Então, às vezes, com a mesma ideia que tu tens e o grande também, a implementação dele será muito mais demorada", disse Lopes, que atua com Monticelli na empresa criada para gerir escalas médicas, hoje atuante nos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

 

Palestra sobre inovação e criatividade marca o último evento do ano no Inova

O Inova Bento encerra a programação de conteúdo deste ano do espaço com a palestra "Inovação e Criatividade na Prática" no dia 19 de dezembro, com início às 8h30 e entrada franca. A conversa reunirá Guilherme Piletti, consultor de Marketing e ex-sócio da Perestroika, e Matheus Paixão, CEO da Atria, empresa associada ao Inova Bento. Para marcar presença no bate-papo e saber mais como a criatividade está ligada à inovação, basta registrar sua participação no site do Sympla (www.sympla.com.br), digitando na busca o nome da palestra.