Notícias

Marcas do mundo todo estarão presentes na Wine South America, em setembro

Faltando menos de dois meses para a feira que acontece em Bento Gonçalves, número de países representados já ultrapassa edição de 2022

Reforçando sua abrangência global, a Wine South America apresenta novidades no segmento internacional para a edição de 2023, que será realizada em setembro, na Serra Gaúcha. Rótulos de 15 países estão confirmados para o evento, número que ultrapassa os 13 países presentes na edição de 2022.  Entre as novidades da categoria internacional da Wine South America estão rótulos do Vinhos de Pago – certificação espanhola reservada aos melhores vinhos de pequenas propriedades. Além da Espanha, países como Argentina, Chile, Itália, França, Portugal, Uruguai, Estados Unidos, África do Sul, Áustria, Nova Zelândia, Moldávia, Grécia, Bulgária e, claro, Brasil, estão confirmados para a edição de 2023.

Ao todo, são esperadas mais de 360 marcas nacionais e internacionais na WSA. Negociações avançadas indicam que outros países devem potencializar ainda mais o espaço internacional da WSA. “Falta pouco para a realização da WSA, então estamos em processo de finalização de muitos expositores, países e projetos. Essa edição vem ainda mais robusta, internacional e completa, apresentando tendências mundiais do setor e englobando novidades para toda a cadeia vitivinícola”, destaca Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.

Vale destacar ainda que alguns países participarão da WSA contemplando diferentes regiões produtoras. É o caso do Chile, por exemplo, que vai participar da feira com rótulos de pelos menos quatro regiões: Maipo, Ñuble, O’Higgins e Maule.  A Viña Pérez Cruz, vinícola localizada no extremo sul do Vale do Maipo, marcará presença pela terceira vez na feira. A região conta com um dos terroirs mais privilegiados do mundo na produção de Cabernet Sauvignon. “Vamos estar presentes em um estande coletivo das vinícolas do Maipo, mostrando toda nossa diversidade e identidade”, antecipa Pablo Aguilera Fuentes, gerente de exportação da América do Sul da Viña Perez Cruz.

A WSA é direcionada especialmente a profissionais do segmento, como importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis, padarias e lojas de conveniência; lojas especializadas em artigos de luxo; sommeliers; e varejistas especializados em vinhos e outras bebidas. A terceira edição da feira, realizada em setembro de 2022, reuniu mais de 7 mil compradores de todas as regiões do Brasil durante os três dias de evento.

Jussara Konrad, gestora da Wine South America, diz que assim como nos anos anteriores, a quarta edição já tem a confirmação de marcas de pelo menos 15 países: Argentina, Chile, Itália, Espanha, França, Portugal, Uruguai, Estados Unidos, África do Sul, Áustria, Nova Zelândia, Moldávia, Grécia, Bulgária e, claro, Brasil. “Dessa forma, a WSA reforça o seu compromisso de apresentar um panorama vitivinícola dos principais lançamentos e tendências do Novo e do Velho Mundo”, afirma.

A diversidade dos vinhos nacionais também seguirá bem representada, segundo Jussara, por produtores de regiões tradicionais como a Serra Gaúcha, Campanha, Vinhos de Altitude e Vale da Uva Goethe, além de novos terroirs que vêm se destacando. “Nesse sentido, vale destacar que a WSA contará com vinícolas do Sudeste do Brasil, apresentando os chamados ‘vinhos de inverno’, além de marcas do Nordeste com a recém conquistada Indicação de Procedência de vinhos tropicais”.

Juntamente com os tintos, brancos, rosés e espumantes, completa a gestora, a WSA amplia ainda os seus expositores com marcas de produtos correlatos, como destilados e azeites de oliva. “Além de reunir público qualificado e promover negócios, a WSA terá ainda uma intensa programação paralela durante a feira com uma série de masterclass, palestras e painéis. A quarta edição do evento será, certamente, um palco imenso de oportunidades para o setor”, prevê.

Vinhos de Pago estreiam na WSA

A WSA será palco, pela primeira vez, de expositores com o selo Vinhos de Pago, uma certificação da Espanha reservada aos melhores vinhos de pequenas propriedades com histórico de qualidade, uma forma de valorizar a tradição vitivinícola e promover a qualidade e a diversidade dos vinhos espanhóis. “Estamos muito felizes por participar com todos nossos vinhos da WSA 2023. Para nossos consumidores brasileiros, desejamos uma excelente feira”, diz Sandra Luque Muñoz, enóloga da vinícola Soto del Vicario, que tem o selo Vinhos de Pago.

Vinícola italiana Bosca retorna à feira

Além das vinícolas que marcam presença pela primeira vez na feira, a categoria internacional terá o retorno de empresas como a vinícola italiana Bosca, que esteve na WSA em 2022 e volta com um espaço ainda maior. "Uma coisa muito interessante que notamos na WSA foram as reuniões de negócios. Elas foram muito eficazes. Conhecemos importadores que até então nunca tínhamos conversado e, a partir da feira, iniciamos uma relação e um contato", conta Antonio Romeo, gerente de exportação da Bosca.

O país será representado ainda por outras marcas esperadas pelo público, como a italiana Tenuta Orsumella. “A Wine South America será uma ocasião muito importante para apresentarmos nossos produtos biológicos para o mercado da América do Sul, que se desenha como sendo muito interessante para novos compradores. Queremos mostrar nossos diferenciais para o mundo todo”, destaca Emanuelle Menichetti, administrador da vinícola italiana. 

A vocação internacional da WSA ganha força também com a presença de grandes importadoras e exportadoras do segmento. O presidente da Associação Brasileira de Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos (BFBA), Adilson Carvalhal Junior, diz que a WSA é um fórum importante de network e de negócios para o setor vitivinícola. "Estar na maior região produtora de vinhos, onde estão os grandes players da produção de vinhos nacional, traz um ambiente único para o evento", avalia Junior, que também é diretor da Casa Flora Importadora.

O presidente da associação lembra ainda que o momento atual é crucial para a manutenção dos resultados do setor. "O grande desafio agora é reter o novo consumidor que veio durante a pandemia e fazer com que ele tenha o hábito mais constante de consumir vinho. Em um período desafiador como esse, a feira pode ajudar o setor na divulgação e promoção de seus produtos, além de fomentar novas parcerias de negócio", avalia.

Sobre a Wine South America

Programada para 12 a 14 de setembro próximo, a Wine South America é realizada na maior região produtora de vinhos e espumantes do Brasil. Bento Gonçalves, sede do evento, é reconhecida como Capital Nacional do Vinho e contempla a importante denominação de origem (DO) Vale dos Vinhedos. Recentemente, o município de Pinto Bandeira, a poucos quilômetros de Bento, recebeu a certificação de Denominação de Origem de Espumantes, tornando-se a primeira DO de espumantes do Novo Mundo.

A WSA reunirá em único ambiente empresas nacionais e internacionais, e oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia vitivinícola. Importadores, distribuidores, atacadistas, varejistas e profissionais do vinho visitam o evento em busca de novidades. A Wine South America é ideal para estreitar relacionamentos e ver de perto a maior concentração de vinhos da América Latina. Informações e ingressos podem ser acessados no www.winesa.com.br.

 

Gestora da Wine South América, Jussara Konrad, acredita que a quarta edição do evento deverá receber 7 mil visitantes às 360 marcas expositoras - nacionais e internacionais – gerando mais de R$ 30 milhões em negócios. Fotos: Vagão Filmes

 

Com informações de Ana Demoliner e Raquel Fronza - Apura Conteúdo

Assessoria de Imprensa Wine South America (RS)

anamdemoliner@gmail.com - (54) 99904.7520