Notícias

"O segredo para alcançar os objetivos é a persistência", diz Marijane Paese em encontro de mulheres

Trabalho e persistência são receitas de Marijane Paese para quem deseja alcançar seus objetivos

Crédito: Exata Comunicação, Tiago Garziera

 

 

Presidente do CIC-BG participou de bate-papo sobre a condição feminina na contemporaneidade

 

No Dia Internacional da Mulher, a presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Marijane Paese, destacou o papel do trabalho como essencial para construir as oportunidades da vida. "Não somos ninguém e não conquistamos nada sem trabalho. O segredo de alcançar os nossos objetivos é a persistência, só chega lá quem não desiste", disse Marijane, durante sua participação no encontro Entre Elas, realizado dia 08 de março, na Casa das Artes.

Promovido pelo gabinete da primeira-dama, o evento também reuniu a delegada Deise Salton Brancher, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM); a professora e presidente da Sociedade 20 de Novembro, Elisângela Fontoura; a empresária e consultora financeira Carine Barbosa Peccin; a empreendedora Janes Arruda; e a jornalista e influenciadora digital Raquel Konrad.

No bate-papo, conduzido pela primeira-dama, Cláudia Remus, Marijane reforçou como o trabalho fez e continua sendo vital em sua trajetória. Filha de agricultores, começou a ajudar os pais aos nove anos. Posteriormente, trabalhou no setor vinícola, atendendo a turistas. Os estudos a levaram ao magistério, sendo professora em escolas e na universidade. "Continuo a trabalhar três turnos, e acho que vou ficar doente quando não fizer mais isso. Para muitos, o trabalho é um peso, para mim é me manter em movimento, é alegria, é vida, é estar vivenciando, tendo experiências", destacou.

Quando chegou às classes universitárias, Marijane decidiu que só daria aula à noite. A promessa durou pouco. Para fugir da rotina do serviço da casa – "a gente não é boa em tudo" –, foi empreender. "Eu não gosto do que é muito fácil, sou movida a desafio, então fui empreender no comércio, em um nicho muito específico: vendendo ferramentas. E, ao empreender, sofri porque me descobri como empreendedora, me perguntando se nasci para ser professora ou para vender. Acho que ainda estou em fase de transição", disse.

Foi com trabalho que Marijane se tornou a primeira mulher a presidir o centenário CIC-BG. "As mulheres têm oportunidade de conquistar muitas coisas", disse. Para isso, no entanto, é preciso objetivos. "Minha vida é movida a propósito, sempre coloquei à frente algo que pudesse me nortear em tudo o que eu faço". O fazer de Marijane, no caso, inclui duas palavras indissociáveis, movimento e equilíbrio. "Tenho muito equilíbrio. Tudo que não deu certo vira aprendizado, não deixo as coisas me atingirem. Na dificuldade ou na alegria, eu não paro, estou sempre em movimento e assim direciono minha vida. Para vocês, trago esta frase: Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio", aconselhou.