Notícias

OECON mostra que Bento Gonçalves gerou 219 vagas de trabalho em outubro

OECON mostra que Bento Gonçalves gerou 219 vagas de trabalho em outubro

Serviços, que atingiu 19 mil empregos formais, mais uma vez foi quem mais contribuiu pelo desempenho positivo

 

O novo boletim do Observatório da Economia, do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), mostra que o município criou, em outubro, 219 postos de trabalho – essa foi a melhor marca desde julho e a quarta melhor alcançada nos 10 primeiros meses do ano.

Com isso, Bento Gonçalves registrou o 12º melhor desempenho no Estado em outubro. Esse foi o sétimo mês consecutivo em que os dados de empregabilidade no município fecharam com saldos positivos.

A maior contribuição para isso veio, mais uma vez, do setor de serviços, com a criação de 116 vagas, sendo seguido pela indústria, com 74 – em setembro, serviços também havia liderado como o maior criador de vagas, com 71. As atividades que mais se destacaram para tal performance foram serviços de escritório e apoio administrativo (+27), fabricação de produtos de metal (+27), fabricação de móveis (+21) e transporte terrestre (+20).

Enquanto o comércio se recuperou do tombo sofrido em setembro (-33), gerando 38 postos, o setor da construção civil fechou o mês com saldo de -9 ante os 42 positivos registrados no nono mês de 2022. As maiores baixas foram nas atividades de construção de edifícios, fabricação de máquinas e equipamentos e fabricação de produtos de papel, cada uma com -15, e metalurgia, que fechou saldo de -14.

Assim como o observado em setembro, quando o setor de serviços ultrapassou a indústria como o maior empregador do município, o segmento não só se manteve na liderança como registrou a maior marca da média histórica: 19.001 empregos formais (até outubro).

Para saber mais detalhes do boletim, formulado pelo professor da Universidade de Caxias do Sul Fabiano Larentis, clique aqui. O estudo é baseado nos números do Novo Caged.