Notícias

Uvibra, uma entidade em defesa da vitivinicultura nacional

Daniel Panizzi, gestão 2022/23.

Entidade criada para promover o desenvolvimento do setor da uva e do vinho, tem sede em Bento Gonçalves e vai completar 55 anos de atividades neste mês de setembro

A União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), é uma entidade fundada em 28 de setembro de 1967, por representantes de vinícolas gaúchas, com a finalidade de constituir uma sociedade civil, no âmbito da iniciativa privada, sem fins lucrativos. O objetivo inicial era ter uma representação e promover a defesa dos interesses da vitivinicultura brasileira, junto aos organismos nacionais e internacionais, bem como aprimorar a produção vinícola, e difundir conhecimentos técnicos, por meio de trabalhos experimentais no campo da viticultura e da enologia.

A fundação da Uvibra também tinha, como finalidade, promover ações capazes de aumentar o consumo de vinho no país e, eventualmente, no estrangeiro. Para isso, foram promovidas campanhas educacionais e publicitárias, e apresentadas propostas aos poderes constituídos para que fossem adotadas providências no sentido de que, o produto, chegasse ao consumidor com preços acessíveis. E que as autoridades também atuassem em defesa dos interesses da vitivinicultura diante das entidades públicas em todas as esferas administrativas.

Inicialmente, a sede da Uvibra foi na Federasul, em Porto Alegre. Mais tarde foi transferida para Bento Gonçalves, a fim de aproximar-se da principal região vitivinícola do Rio Grande do Sul. No âmbito de suas atividades, em 1969, em parceria com a Secretaria da Agricultura do Estado, iniciou trabalho estatístico, reunindo e organizando informações sobre a quantidade de uvas produzidas em solo gaúcho, bem como as respectivas variedades e graduação média.

Também apurou as quantidades de litros de vinhos e derivados elaborados e comercializados em cada safra. Estes relatórios foram feitos até 2002, ano em que o sistema foi informatizado. Já em 1987, a Uvibra criou a “Revista do Vinho”, para levar a seus associados as informações sobre vitivinicultura, política vitivinícola, consumo, enoturismo, artigos técnicos, novidades no mundo do vinho, entre outros. Essa revista foi publicada até 1998, totalizando ao longo de 10 anos, 60 edições.

Além de disseminar conteúdos, a Uvibra se preocupou com a legalização de vinícolas e com os padrões de identidade e qualidade dos produtos. Por isso apresentou propostas para criação da Lei do Vinho e sua regulamentação, que na época foram encaminhadas ao Ministério da Agricultura, e até hoje participa dos encontros para tratar de assuntos do setor. Também propôs a criação da Lei do Fundo de Desenvolvimento Vitivinícola (Fundovitis), bem como a criação do Instituto Brasileiro do Vinho, além de ter sido atuante na formatação do Regulamento Vitivinícola do Mercosul.

A Uvibra foi responsável pela entrada do Brasil, na condição de membro, na Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), através do pagamento da primeira mensalidade, que posteriormente foi assumida pelo Ministério da Agricultura. Ao longo dos anos, a entidade apoiou, institucionalmente, diversas feiras e eventos realizados no setor como, por exemplo, a Avaliação Nacional de Vinhos, Brasil Alimenta e Envase Brasil, entre outras.

A Uvibra é associada da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), ao Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) e à Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore). A entidade conta com 45 associados, entre empresas vinícolas, entidades vitivinícolas e instituições de ensino e pesquisa, distribuídos de Norte a Sul do Brasil. Atualmente, é presidida por Daniel Panizzi, gestão 2022/23.

Planos de curto e médio prazo:

Representar o setor nas pautas tributárias e regulamentação da Lei do Vinho, Câmara Setorial

Representar os vinhos finos e espumantes no Consevitis – RS, e Fundovitis

Captar novos associados, em prol da regulamentação, qualidade, e difusão da cultura do vinho.

 

PRIMEIRO CONSELHO DIRETOR DA UVIBRA

Efetivos                                                         

1- Alberto Fraldi                                                          

2 - Luiz Mandelli                                                          

3 - Bernardino Conte                                                   

4 - Humberto Lotti                                                       

5 - Fayez Rosek                                                          

Suplentes

1 - Beno Wurich

2 - Pericles Lopes Barbosa

3 - Oderico Fedrizzi

4 - Leonel Possamai

5 - Amintos Assis Lage