Notícias

Vinícola Dal Pizzol elabora, em Faria Lemos, vinhos que contam histórias

Os Dal Pizzol se dedicam à produção de uva e vinho há 13 gerações, sete delas no Veneto (Itália), de onde são originários, e seis no Brasil, em sua sede no Distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves.

 

Uma empresa familiar com um sobrenome que extrapola as fronteiras do município, e do estado, graças à produção de seus vinhos. Esta é a Dal Pizzol Vinhos Únicos, nome fantasia da Vinícola Monte Lemos Ltda, de Bento Gonçalves, fundada em 1974, por Atílio Dal Pizzol, um descendente de italianos vindos, em 1878, da localidade de San Pietro Di Feleto, Província de Treviso, na Itália, com forte dedicação à produção de uvas e elaboração de vinhos finos.

Quatro anos depois da fundação já colocou no mercado seu primeiro vinho, o “Do Lugar” Cabernet Franc, em comemoração ao centenário da vinda da família Dal Pizzol para o Brasil. Mais três anos decorrem e surge o primeiro vinho, cujo rótulo ostentava o nome da família como marca, o Dal Pizzol Merlot. Localizada no Distrito de Faria Lemos, a Dal Pizzol Vinhos Únicos emprega, atualmente, 14 colaboradores diretos e fixos.

Seus vinhos, espumantes e sucos, são comercializados para pessoas físicas – principalmente turistas que visitam a Dal Pizzol -, lojas, restaurantes, adegas e delicatessens. Além da elaboração de seus produtos, a empresa inaugurou, em 2013, o Ecomuseu da Cultura do Vinho, para promover a história, preservar a tradição vitivinícola e oferecer novo atrativo turístico. O acervo tem vinhos brasileiros, como um Cabernet Safra 1937, da Cia Vinicola Riograndense, um dos primeiros vinhos de uvas viníferas elaborados no país, além de estrangeiros de grande importância histórica.

O Ecomuseu da Cultura do Vinho está devidamente registrado nas estâncias da museologia brasileira, e também foi admitido na Association of Culture and Tourism Ecchange (ACTE), que tem sua sede em Stranbourg, na França. Os registros têm a finalidade de consolidar a tradição secular e milenar da civilização do vinho, também na região da Serra Gaúcha, principalmente como um atrativo para o Enoturismo.

A Dal Pizzol Vinhos Únicos também inovou ao realizar, em 2011, a primeira Colheita Simbólica no Vinhedo do Mundo. Um projeto que apresentou 164 variedades de uvas diferentes, oriundas de 23 países, juntamente com a primeira degustação às cegas (com olhos vendados, produto turístico que integra o projeto Economia da Experiência), e a vinificação do primeiro VINUMMUNDI, com 20 variedades de uvas distintas.

ATENÇÃO

Hoje, o Vinhedo do Mundo, está formado por uma coleção de 400 variedades de uvas oriundas de mais de 30 países, uma das maiores coleções de uvas a nível privado das Américas.

FILOSOFIA DAL PIZZOL

- Pequenos lotes elaborados

- Vinhos únicos

- Vinhos típicos

- Vinhos modernos, jovens e com graduação alcoólica moderada

- Vendas direcionadas

- Qualidade nos vinhos e serviços prestados (fator primordial)

- Vinhos personalizados (alternativa de personalizar o rótulo dos vinhos Dal Pizzol com o nome da pessoa física ou a logomarca da empresa)

- Trabalho de elaboração e expedição dos vinhos totalmente artesanal

- Preservar e repassar a cultura do vinho

- Preservação ecológica

- Atendimento diferenciado

PARA CONHECER

Na internet: https://www.dalpizzol.com.br/

E-mail: dalpizzol@dalpizzol.com.br

Telefone Comercial: (54) 3449-2255

WhatsApp comercial: (54) 99938-4681

WhatsApp enoturismo: (54) 99981-5927

 

A Dal Pizzol Vinhos Únicos mantém a tradição da vitivinicultura que remonta ao Século XIX e garante que, em cada garrafa, está também um pedaço da história da família.

Fotos: Divulgação/Dal Pizzol