Reconhecimento e valorização a quem desenvolve Bento Gonçalves
Promover e incentivar o desenvolvimento da região são atribuições que acompanham a trajetória do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves desde sua fundação, há mais de 100 anos. Da mesma forma, reconhecer àqueles que transformam suas comunidades por meio do empreendedorismo, dotando-as de progresso e crescimento econômico, é, além de um dever, motivo de reconhecimento e euforia para a entidade.
Durante 2019, o CIC-BG agraciou empresas e personalidades com duas de suas maiores distinções, o tradicional Mérito Empresarial e o troféu Dom Empreendedor. Saiba mais.
Mérito Empresarial
Concedido a cada dois anos, o Mérito Empresarial vem destacando a atuação de empreendimentos de Bento Gonçalves desde 1989. Os escolhidos nos segmentos da indústria, do comércio e dos serviços são eleitos pelos associados do CIC-BG, e os vencedores passam a ser reconhecidos como referenciais na sociedade em seus respectivos ramos de atuação. Na edição de 2019, os agraciados que, na avaliação dos associados, cumpriram requisitos como promotores de desenvolvimento econômico e liderança comunitária foram a Cooperativa Vinícola Aurora (indústria), o Grupo Cenci (comércio) e a Giordani Turismo (serviços).
A Aurora completa 90 anos em 2021 e, além de ser uma das mais expressivas marcas vitivinícolas da cidade, teve um 2019 de expansão, com inauguração de mais uma unidade fabril, desta vez no Vale dos Vinhedos. O Grupo Cenci está há mais de 35 anos no mercado comercializando equipamentos de proteção individual, uniformes e serviços ligados à segurança no ambiente de trabalho, levando o nome de Bento a mais de 10 cidades dos Estados do Sul e do Sudeste. Já a Giordani Turismo, famosa por resgatar o passeio de Maria Fumaça, opera como fomentadora do turismo na cidade, promovendo a Capital do Vinho como destino turístico há mais de 25 anos.
Dom Empreendedor
Também com o propósito de valorização e reconhecimento, o CIC-BG passou também a conceder uma comenda destinada a enaltecer o trabalho de empresários que ajudaram a projetar suas comunidades ao reconhecimento nacional. O troféu Dom Empreendedor, instituído ano passado, condecorou três personalidades ao longo de 2019. O primeiro foi oferecido de forma póstuma a um dos idealizadores da Fenavinho, o empresário Moysés Michelon, com a distinção sendo recebida por sua filha, Elaine Michelon. O empresário teve grande papel na condução da primeira festa, em 1967. Além de um marco na história da cidade, consolidando Bento como a Capital Brasileira do Vinho, a festa projetou nacionalmente o município, que recebeu pela primeira vez a visita de um presidente da República, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Assim, a Fenavinho mostrou ao país, além de sua pujança vitivinícola, outra de suas vocações, a produção moveleira, tornando-se pioneira das diversas feiras que vieram na sequência, como a Movelsul e a ExpoBento.
Também foram agraciados com o troféu o empresário José Eugênio Farina, falecido neste ano. Fundador da empresa de móveis Todeschini, Farina levou o nome da fábrica a ser conhecido em todo o país, fazendo da marca sinônimo de sofisticação e qualidade. O terceiro homenageado pelo CIC-BG foi o empresário Clovis Tramontina, presidente do Conselho de Administração da Tramontina. A empresa é uma gigante mundial que produz 18 mil itens em 10 fábricas e exporta para mais de 120 países.